Vejam abaixo excelente texto a respeito da falta de investimentos nas crianças. Devemos porém refletir e lembrar que esta responsabilidade não é só do governo, mas principalmente das famílias e da sociedade como um todo.
Carlos Eduardo Boide.
Quando a sociedade falha no investimento em suas crianças, os gastos são altos e difíceis de serem recuperados. De fato, os custos são inacreditáveis, quando comparados aos investimentos que podem ser feitos para evitar aquelas conseqüências danosas que por certo virão.
Uma nova análise feita por um economista e dois criminologistas do The Pew Center para os Estados Unidos relata o tamanho deste valor, pouco conhecido. Eles estimam o custo social provocado por um conjunto de maus resultados, provocados por abuso de crianças e negligência, evasão escolar no nível intermediário, atividades criminosas, gravidez na adolescência, uso exagerado de álcool e drogas e outros problemas de saúde.
Investimentos feitos em programas, no início da infância, podem, significativamente, diminuir estas doenças sociais altamente dispendiosas. Os Estados Unidos enfrentam, a escolha entre pagar agora ou pagar mais tarde, sobre as decisões no investimento nas novas gerações. Estas pessoas jovens são os estudantes de amanhã, pais, empresários e cidadãos. Pesquisa tem demonstrado que o suporte dado à questão da saúde, no início do desenvolvimento da infância, ou seja, antes do nascimento até os cinco anos de idade, pode produzir benefícios, altamente, significativos em termos educacionais, sociais e financeiros para as crianças e suas comunidades.
Os custos, realmente, são muito altos.
Os custos para a sociedade, de serviços e assistência médica e mental, tais como, creches e alimentação perfazem um total aproximado de U$ 30.000, para uma criança mal cuidada. Quando uma adolescente tem uma criança, o país paga U$ 120.000 por despesas que incluem assistência médica, programas de assistência social, e por esforços despendidos para lidar com altos índices de maus tratos e negligência entre estes jovens pais. As evasões escolares nos níveis intermediários provocam um custo de U$ 250.000, em função de ganhos e benefícios mais baixos. Tratamento, assistência médica e outros custos associados, causados pelo abuso de drogas podem chegar à quantia de U$ 250.000. Os custos de um alcoólatra para a sociedade, tais como, problemas médicos, acidentes de carro, perda de produtividade no trabalho são superiores a U$ 230.000.
O propósito deste estudo foi o de ajudar as pessoas que elaboram políticas públicas e a população para poderem avaliar as conseqüências em relação às decisões sobre a obtenção de recursos financeiros. Parece-nos possível, que os Estados Unidos possam, no futuro, redirecionar suas políticas para melhorar a efetividade de seus gastos ao tomarem medidas preventivas e comprovadas quanto a redução de crimes, evasão escolar e problemas com saúde.
O trabalho do The Pew Center, uma divisão da The Pew Charitable Trusts, é,digno de aplausos, pois ele identifica e leva adiante, soluções efetivas para questões críticas que o país vem enfrentando. Esperam-se mais pesquisas que se concentrem neste tipo de problemas sociais. Para maiores informações, visitem o site www.pewcenteronthestates.org
*******************************************************************************Copyright 2001 by The Herman Group.
Reprodução permitida desde que com citação da fonte Artigos de Roger Herman e Joyce Gioya, Business Futurists e consultores associados da TDC Capacitação Profissional.
Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com ou acesse nosso site www.tdccap.com.
Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário