segunda-feira, 11 de abril de 2011

Crise na Liderança

Um estudo feito, recentemente, pela CareerBuilder confirma aquilo que estamos falando há anos, ou seja, a maioria das empresas não estão treinando as pessoas antes de promovê-las à líderes. Na verdade, este estudo da CarrerBuilder, 58% dos gerentes dizem que não receberam nenhum treinamento gerencial, quando começam a gerenciar outras pessoas.

Tendo em vista estes números, não é surpreendente que 41% dos trabalhadores não classificam seus supervisores diretos como que fazendo um trabalho bom ou excelente. Enquanto que, somente 20% disseram que seus supervisores desempenham um trabalho ruim ou péssimo, trabalhadores expressaram uma série de questões preocupantes, tais como:

os supervisores privilegiam seus favoritos (23%)
• não cumprem o que prometem (21%)
• não ouvem as preocupações dos subordinados (20%)
• não mantêm a motivação (17%)
• não ajudam o desenvolvimento (17%)
• dão, somente, feedback negativo (14%)

Os trabalhadores, de uma forma geral, classificam o desempenho de seus líderes corporativos de uma forma bastante severa. Somente, 50% sentem que seus líderes estão fazendo um trabalho bom ou excelente. Ao mesmo tempo, 23% disseram que o desempenho tem sido ruim ou péssimo. Enquanto que os problemas relacionados com a liderança corporativa incluem comunicação insuficiente, distribuição de tarefas não realista, e a falta de treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores, uma quantidade significativa de trabalhadores tem preocupações mais sérias;


• 40% disseram que os níveis mais altos de liderança não fazem nenhum esforço no sentido de ouvirem os trabalhadores, ou de cuidar do moral deles.
• 33% afirmaram que não existe transparência adequada, comunicação aberta e honestidade.
• 30% disseram que mudanças importantes foram feitas sem aviso prévio
• 27% afirmaram que as exigências de trabalho e produtividade eram irracionais (para nós é surpreendente que este percentual não esteja mais alto).
• 21% disseram que não foram motivados.
• 20% disseram que os líderes corporativos pararam de investir no desenvolvimento de seus funcionários
Embora este estudo tenha sido feito com foco no mercado dos Estados Unidos, baseados em nossas pesquisas,acreditamos que estudo similar feito com trabalhadores de outros países, nos conduziria a resultados parecidos.


Esperamos que os líderes corporativos possam, fazer os investimentos mais importantes no treinamento de seus gerentes para o desenvolvimento de seus lideres atuais e futuros, para não sofrerem as conseqüências danosas, no presente e no futuro, advindas da falta de ações específicas no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e pessoal.
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