sábado, 18 de junho de 2022

TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO E O CUSTO DE VIDA ENTRE MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Uma das mais desafiadoras atividades de um profissional de Recursos Humanos é equilibrar as relações entre a empresa e os empregados, uma forma eficiente de fazer isto é usar critérios e dados oficiais para a elaboração de políticas e procedimentos e formar este equilíbrio, e claro, ser flexível sempre quando possível adaptando-se e atualizando-se  as inúmeras e constantes mudanças mercadológicas, sociais e tecnológicas.

TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO E O CUSTO DE VIDA ENTRE MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Não vamos aqui discorrer sobre as questões legais que envolvem a transferência de um empregado, já temos material suficiente e legislação clara sobre o assunto, nossa discussão aqui é sobre o custo de vida entre uma localidade e outra, como definir se uma cidade tem um custo maior ou menor que outra se uma série de variáveis compõem a cesta inflacionária, e como sabemos as pessoas individualmente e como famílias possuem necessidades e hábitos de consumo diversos. 


Se formos buscar na “internet” vamos notar haver pesquisas extremamente sólidas e confiáveis que retornam esta informação de forma precisa e detalhada para quase todas as cidades do mundo, estas são necessidades de empresas ou conglomerados empresariais multinacionais e extremamente complexas, o que não é a realidade de toda empresa, pelo contrário. Para empresas deste porte justifica-se a existência de uma área ou departamento/especializada no tema e a contratação de pesquisas que suportem suas demandas, até porque transferências, impatriações e expatriações são algo comum e rotineiro nestes grupos empresariais.



Mas nas empresas em geral, ou seja, e na maioria das empresas onde as transferências não são uma rotina e acontecem vez ou outra? Fazer uma política? Certamente, não há dúvida, que ter uma política e regras claras para transferências é sem sobra de dúvidas o primeiro passo, mas como mensurar se uma cidade possui um custo de vida maior ou menor que outra?

IBGE CIDADES

O Cidades@ é o sistema agregador de informações do IBGE sobre os municípios e estados do Brasil. Nele você pode encontrar as pesquisas do IBGE, infográficos e mapas. Além disso, pode comparar os indicadores entre municípios e estados.

Poderá ver tabelas e gráficos com as pesquisas do IBGE sobre todas as cidades e estados do país. Além disso, poderá comparar municípios, ver rankings e séries históricas sobre diversos temas, como trabalho, educação, gênero, saúde, entre outros. Poderá encontrar dados do PIB, IPCA, IDH, censo e de diversas outras pesquisas.

Voltando a nosso assunto, determinar se uma cidade tem um custo de vida maior ou menor que outra e buscando uma ferramenta confiável, podemos usar alguns indicadores comparativos tais como:

População Estimada                                                PIB Per Capita

Salário Médio Mensal                                               IDHM(1)

População Ocupada                                                 Taxa de Escolarização                 

(1) IDHM — Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Fazendo uma tabela comparativa, por exemplo, entre duas cidades, você vai determinar o grau de comparativo entre uma e outra cidade e por fim, a comparação final é analisar, com base na determinação da hierarquia urbana do IBGE a comparação final entre as cidades e sua região de influência.

HIERARQUIA URBANA — IBGE

A hierarquia urbana indica a centralidade da Cidade segundo a atração que exerce a populações de outros centros urbanos para acesso a bens e serviços e o nível de articulação territorial que a Cidade possui por estar inserida em atividades de gerenciamento pública e empresarial. 

São cinco níveis hierárquicos, com onze subdivisões: 

Metrópoles (1A, 1B e 1C)

Capitais Regionais (2A, 2B e 2C)

Centros Sub-Regionais (3A e 3B)

Centros de Zona (4A e 4B)

Centros Locais (5).

Alguns Municípios são muito integrados entre si e constituem apenas uma Cidade para fim de hierarquia urbana, tratam-se dos Arranjos Populacionais, os quais são indicados no complemento da hierarquia urbana quando ocorrem.

REGIÃO DE INFLUÊNCIA

Cada Cidade se vincula diretamente à região de influência de pelo menos outra Cidade, vínculo que sintetiza a relação interurbana mais relevante da Cidade de origem, tanto para acessar bens e serviços quanto por relações de gerenciamento de empresas e órgãos públicos.

Vamos ver um pequeno exemplo:

Determinado empregado precisa ser transferido da Cidade de Ribeirão Preto-SP para a Cidade de Maringá-PR, podemos ficar discutindo e ficar fazendo uma série de conjecturas com base em nossa experiência pessoal ou conhecimento, mas não vamos chegar a uma conclusão técnica e irrefutável, então usando os argumentos que aqui citamos vamos comparar as cidades.


O que este comparativo nos traz é que a cidade de Ribeirão Preto-SP, tem uma importância econômica e populacional maior que a cidade de Maringá-PR, e que consequentemente o custo de vida em Ribeirão Preto "pode" ter uma variação geral maior que o custo de vida em Maringá-PR. É um dado absoluto? Não, de forma alguma o é, como dissemos anteriormente é uma referência técnica, cidades possuem macro e micro regiões, o custo vai variar também em função das escolhas de consumo de cada pessoa, mas este comparativo serve como base para definição de uma política de Recursos Humanos.

Quer esta planilha como modelo? Acesse e baixe o modelo em: PLANILHA COMPARATIVA

Para obter os dados do IBGE Cidades acesse: IBGE CIDADES


Nenhum comentário: