quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Google apresenta recurso para celular que promete quebrar barreira de idiomas

Por: GUILHERME TAGIAROLI||Do UOL Tecnologia Em Berlim, Alemanha



Em uma apresentação nesta terça-feira (7) durante a IFA 2010, Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, mostrou uma nova funcionalidade do Google Translate, programa de tradução para sistemas Android, chamada Conversation Mode. Com a novidade, a empresa promete quebrar a barreira de língua estrangeira durante conversa em tempo real entre pessoas que não falam a mesma língua.
O recurso estará disponível em alguns meses para proprietários de telefones com o sistema Android – a empresa não especificou data.
Ele funciona da seguinte forma: o usuário escolhe a língua que vai falar e para qual idioma suas palavras devem ser traduzidas. Após dizer algo, o smartphone faz uma espécie de consulta à internet e apresenta a tradução. O Conversation Mode também faz a situação inversa: após alguém falar em uma língua desconhecida, ele traduz para um idioma escolhido.

Ainda em fase de testes, o programa apresentou algumas falhas durante o evento restrito à imprensa e a empresas expositoras. Em um diálogo simulado com um alemão, sobre a compra de um sapato, o serviço confundiu “what color” (qual cor) com “which cable” (qual cabo).
  • Odd Andersen/AFP
    Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, fez anúncio na IFA 2010
Street ViewO Google apresentou também uma versão do Google Street View para smartphones. Até o momento, o serviço só podia ser visualizado pelo computador. A ferramenta – que mostra fotos panorâmicas de ruas e avenidas das principais cidades do mundo, tiradas pelo próprio Google – terá as mesmas funcionalidades que apresenta em PCs convencionais. Com ela, será possível dar zoom e fazer “viagens” virtuais pelo mundo.
Antes dos lançamentos, Schmidt destacou o crescimento do uso de smartphones e internet móvel no mundo. “O mercado de internet para dispositivos móveis cresce oito vezes mais rápido que o de desktops. É um grande setor para investir”, disse ele.
O diretor-executivo também apresentou números sobre os produtos da empresa. Segundo ele, o navegador Chrome tem cerca de 7 milhões de usuários no mundo e a edição a atual está quatro vezes mais rápida que aquela oferecida há três anos. O serviço de YouTube tem cerca de 2 bilhões de visualizações por dia, ainda de acordo com Schmidt.  

Nenhum comentário: