Professor Sourav Mukherji, corpo docente, OB & HRM, IIM Bangalore
Professor Sourav Mukherji, corpo docente, OB & HRM, IIM Bangalore
Por Prof Sourav Mukherji

Outro dia, um líder sênior de uma das maiores organizações de software da Índia me disse que, há 20 anos, havia talentos suficientes no mercado, eles não tinham remuneração suficiente para atrair o talento. Hoje a situação é bem oposta - embora possam exceder as expectativas de remuneração, eles lutam para encontrar o talento adequado. Embora eu não tenha dados para afirmar que essa é uma tendência geral no setor, muitas vezes ouço queixas de profissionais de RH sobre a falta de empregabilidade entre a força de trabalho jovem da Índia. Isso, eles geralmente atribuem ao nosso sistema educacional falho. No entanto, isso me faz pensar se isso é devido a uma incompatibilidade entre demanda e oferta.

As forças da globalização e a maior disponibilidade de informações aumentaram dramaticamente as oportunidades de carreira para indivíduos talentosos, moldando suas aspirações, aumentando sua confiança e exigindo muito mais de suas profissões. Não se sabe ao certo se as organizações tradicionais foram capazes de corresponder a tais expectativas, o que gerou frustrações na fraternidade de RH por sua incapacidade de atrair e reter talentos adequados para suas organizações. Se isso fosse verdade, os profissionais de RH precisam refletir e avaliar se eles próprios deveriam mudar, desenvolver novas habilidades, para desempenhar um papel significativo de nutrir talentos que permitiriam às suas organizações alcançar seus objetivos. A seguir estão algumas das habilidades necessárias para os profissionais de RH da nova era.

Seja um catalisador para a mudança : a pandemia nos ensinou a importância da adaptabilidade, como os seres humanos se ajustam a mudanças repentinas e imprevisíveis. Embora não se tenha certeza sobre as implicações de longo prazo da pandemia, a necessidade de responder às mudanças em um ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo é anterior à presente crise. Todos os profissionais de RH precisam ser catalisadores de mudança, o que implica que eles precisam entender, do ponto de vista de sua organização, a razão e a velocidade ideal de mudança e combiná-la com as capacidades de seus funcionários para responder a essa mudança. Os profissionais de RH precisam ser capazes de entender os pontos de pressão para a mudança, o que faz as pessoas resistirem à mudança e identificar os agentes de mudança que podem evangelizar e liderar a mudança.

Seja o principal usuário de tecnologia: A tecnologia se tornou uma das alavancas de mudança mais críticas. As organizações pretendem se transformar digitalmente, para que possam obter mais insights dos dados e responder às necessidades dos negócios com mais rapidez. O ritmo rápido de mudança na tecnologia e uma ampla gama de opções criam confusão significativa. Os profissionais de RH precisam entender as implicações da tecnologia e como essa tecnologia pode ser aproveitada para obter o melhor das pessoas. O comportamento humano básico sobre compreensão e adoção de tecnologia não mudou. Os profissionais de RH precisam ser usuários líderes de tecnologia para que entendam as vantagens e os desafios das transformações digitais pelas quais os funcionários precisam passar.

Trate cada funcionário como N = 1 : a maioria das organizações modernas não opera de maneira mecanicista e os funcionários são valorizados por seus pensamentos e criatividade. Portanto, é necessário entender os indivíduos e personalizar as políticas de RH, em vez de adaptar uma abordagem padronizada ou única. Muitas organizações estão falando sobre N = 1, quando se trata de seus clientes, para tratar cada cliente como único e personalizar suas ofertas. A tecnologia permite a análise de dados em nível granular. Os profissionais de RH precisam adotar essa abordagem para seus clientes internos, os funcionários, e agir de acordo com os insights gerados a partir dessa análise para considerar os funcionários como N = 1.

Diferencie sinais de ruído: Não se pode esperar que profissionais de RH se tornem analistas de dados. Eles serão consumidores de percepções e análises. No entanto, entender como essa análise é feita está se tornando cada vez mais difícil com as tecnologias mais recentes, como IA, ML e dilúvio de dados associado. Os profissionais de RH precisam diferenciar entre sinal e ruído, porque, assim como a análise pode ser usada para gerar insights, ela também pode ser usada de forma convincente para espalhar falsidades e criar impressões erradas. Para distinguir os sinais do ruído, os profissionais de RH precisam desenvolver a disciplina da triangulação, verificando a credibilidade e, acima de tudo, usar a inteligência nativa para cortar o hype.

Representam um propósito maior : lucratividade para negócios e compensação para indivíduos sempre permanecerão importantes. No entanto, nem os indivíduos nem as organizações podem prosperar por causa do dinheiro que ganham. Indivíduos talentosos querem fazer parte de um propósito maior que daria um significado maior aos seus esforços profissionais altamente exigentes. As organizações precisam articular honestamente como seus negócios são bons para o mundo e os profissionais de RH precisam traduzir suas implicações para os funcionários. Não se trata de plantar árvores ou instalar lâmpadas fluorescentes compactas no escritório, mas trabalhar com os líderes para estabelecer os princípios de governo relacionados à sustentabilidade e inclusão. Os profissionais de RH, por meio de seus pensamentos e ações, precisam incorporar como sua organização é uma força do bem e não apenas uma ferramenta para a lucratividade.

Desenvolva a capacidade de meta-aprendizagem : Por fim, os profissionais de RH, como todos os profissionais que lutam contra a incerteza, precisam desenvolver a meta-capacidade de aprender a aprender. As pesquisas mais recentes mostram que os adultos são capazes de neuroplasticidade e, apesar de algumas limitações, não há limite de idade para a capacidade de aprender. Para desenvolver essa capacidade, os profissionais de RH precisam estar dispostos a assumir alguns riscos, experimentar e aprender com as falhas e buscar novos objetivos de aprendizagem com foco e dedicação.

Não há dúvida de que o que foi dito acima é uma pergunta difícil. O rápido avanço em informação e tecnologia, juntamente com a crescente preocupação com questões relativas à sustentabilidade e inclusão já havia dificultado a vida dos profissionais de RH. A pandemia só aumentou esses desafios. Esperamos que os profissionais de RH sejam capazes de descobrir oportunidades dentro de tais desafios e desenvolver novas habilidades para se manterem relevantes e permitir que suas organizações façam deste mundo um lugar melhor.

O autor, Prof Sourav Mukherji, é membro do corpo docente - OB & HRM do IIM Bangalore.

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Texto original em inglês https://hr.economictimes.indiatimes.com/ 
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