Arquitetos e designers dizem que este é um momento de experimentação e reflexão para os empregadores.  A Steelcase, uma empresa de móveis para escritórios com sede em Grand Rapids, Michigan, afirma que sua pesquisa indica que metade das empresas globais planejam grandes reformas em seus escritórios este ano.
Arquitetos e designers dizem que este é um momento de experimentação e reflexão para os empregadores. A Steelcase, uma empresa de móveis para escritórios com sede em Grand Rapids, Michigan, afirma que sua pesquisa indica que metade das empresas globais planejam grandes reformas em seus escritórios este ano.
O coronavírus já mudou a forma como trabalhamos. Agora também está mudando o espaço físico.

Muitas empresas estão fazendo ajustes em seus escritórios para ajudar os funcionários a se sentirem mais seguros ao retornarem ao trabalho pessoal, como melhorar os sistemas de circulação de ar ou mover as mesas para mais longe. Outros estão abandonando as mesas e construindo mais salas de conferência para acomodar os funcionários que ainda trabalham remotamente, mas vêm para as reuniões.

Arquitetos e designers dizem que este é um momento de experimentação e reflexão para os empregadores. A Steelcase , uma empresa de móveis para escritórios com sede em Grand Rapids, Michigan, afirma que sua pesquisa indica que metade das empresas globais planejam grandes reformas em seus escritórios este ano.

"Este ano fez com que você pensasse, talvez ainda mais fundamentalmente do que antes: 'Ei, por que vamos a um escritório?'", Disse Natalie Engels, diretora de design da Gensler , uma empresa de arquitetura com sede em San Jose, Califórnia .

Nem toda empresa está fazendo mudanças, e Engels enfatiza que não é necessário. Ela diz aos clientes para se lembrarem do que funcionou bem - e do que não funcionou - antes da pandemia.

Mas os designers dizem que muitas empresas estão procurando novas maneiras de fazer os funcionários se sentirem seguros e revigorados no escritório, especialmente porque a escassez de mão de obra torna a contratação mais difícil.

Foi isso que levou a empresa de alimentos e farmacêutica Ajinomoto a revisar o projeto de sua nova sede na América do Norte fora de Chicago no ano passado.

Os funcionários da Ajinomoto voltaram ao trabalho presencial em maio, em um prédio com corredores mais largos e painéis de vidro entre os cubículos, para dar-lhes mais espaço e tentar fazer com que se sintam mais seguros. Para melhorar a saúde mental, a empresa transformou uma área de trabalho planejada em uma "sala de relaxamento" semelhante a um spa, com cadeiras reclináveis ​​e música suave. Uma cozinha de teste é instalada para apresentações virtuais, caso os clientes não queiram viajar. E uma equipe de limpeza vem duas vezes por dia, deixando notas Post-it para mostrar o que foi desinfetado.

"Talvez seja exagero, mas talvez ofereça conforto para aqueles que têm sensibilidade para retornar a um ambiente de trabalho pessoal", disse Ryan Smith, vice-presidente executivo da Ajinomoto América do Norte. Smith estima que 40% do projeto da nova sede mudou devido ao COVID.

Shobha Surya, gerente associada de projetos e vendas da Ajinomoto, está entusiasmado com o espaço.

"O escritório oferece um equilíbrio entre trabalho e vida doméstica", disse ela. "Você está mais focado aqui e não tem distrações."

Surya disse que também está entusiasmada por trabalhar ao lado de seus colegas de trabalho novamente.

Ela não está sozinha. Pesquisas mostram que o que os funcionários mais sentem falta no trabalho de escritório é socializar e colaborar com os colegas, disse Lise Newman, diretor de prática no local de trabalho da empresa de arquitetura SmithGroup. As empresas estão tentando encorajar esse relacionamento construindo mais centros sociais para os funcionários. Alguns imitam cafeterias, com piso de madeira, poltronas e luminárias pendentes.

"As empresas estão tentando criar a sensação de que este é um clube legal para o qual as pessoas querem entrar", disse Newman.

A Steelcase dividiu um de seus lobbies em aconchegantes espaços de reunião de tamanhos variados, separados por divisórias repletas de plantas. Monitores de vídeo móveis podem ser acionados para que as pessoas que trabalham remotamente possam ser incluídas nas discussões.

Mas depois de um ano trabalhando em casa, alguns funcionários anseiam por privacidade, então a Steelcase acrescentou mais cabines de vidro para chamadas privadas e cubículos em formato de casulo com pequenas portas de correr.

Mark Bryan, um designer de interiores sênior da M + A Architects com sede em Columbus, Ohio, espera uma cultura de escritório mais fluida no futuro, com diferentes lugares para trabalhar em um determinado dia. Os introvertidos podem escolher uma sala pequena e privada; extrovertidos, uma mesa no café do escritório.

Algumas mudanças no escritório refletem um novo compromisso com o trabalho híbrido. A Valiant Technologies, que fornece suporte técnico e outros serviços para empresas, está permitindo que seus funcionários trabalhem principalmente em casa, mas faz com que reservem uma mesa para os dias em que desejam ir ao escritório. A empresa de Nova York removeu fileiras de mesas e colocou mais espaço entre as demais. Os funcionários deixam seu teclado, mouse e fones de ouvido em armários.

Megan Quick, uma associada de vendas da Valiant, disse que gostou da empresa, que permitiu que ela voltasse à vida de escritório este mês.

"Levará muito tempo para nos reajustarmos", disse ela. "Valiant, deixando-nos definir nosso ritmo para retornar, me faz sentir seguro."

Nem todas as alterações de design serão mantidas. No verão passado, quando a Steelcase começou a trazer de volta alguns trabalhadores, eles empurraram as mesas do refeitório para longe umas das outras e permitiram apenas uma pessoa por mesa. Isso tornava o espaço tão deprimente que ninguém queria sentar-se ali, disse Jim Keane, CEO da Steelcase.

"Uma lição importante é que, sim, tem que ser seguro, mas também tem que ser inspirador", disse ele. "As pessoas vão realmente esperar mais dos escritórios no futuro."

Texto original em Inglês no site: https://hr.economictimes.indiatimes.com/
Tradução livre para o portugues via google translator